banner pags fotos custom

No dia 08 de novembro de 2018, a Custom Sistemas foi sede do 5º SEDIP – Seminário de Discussões Públicas que abordou o tema Cidades Inteligentes: o futuro da gestão pública. O evento, que reuniu prefeito de Resende e secretários de diversos municípios fluminenses, contou com a presença de 66 convidados e sete palestrantes, com inscritos de 26 diferentes municípios do Estado.

O assunto, que é pauta de discussões em fóruns nacionais e internacionais, foi detalhado ao longo do dia com palestras sobre gestão criativa, com o coach de carreira Luiz Manoel; carros conectados, com o responsável de projetos e indústria 4.0 do Grupo PSA, Martti Mendes; mobilidade urbana, com Jozé Cândido Lacerda Jr, arquiteto e autor dos projetos da Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, no Rio; e também abordagens e estratégias para as cidades brasileiras atuais, com o palestrante Marcos Marconi, que foi premiado no Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, na Espanha, pelo desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas com impactos reais para a sociedade.

No dia do evento também houve a apresentação do case Avanços Tecnológicos na Prefeitura de Resende, em que o Superintendente de Tecnologia da Informação do município, Márcio Silvestre, apresentou ao público as ações que a entidade vêm tomando para modernizar a gestão das informações da prefeitura.

O SEDIP é realizado desde 2015 e é um dos maiores eventos destinados à gestão pública promovidos por uma empresa privada no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o gerente comercial da empresa, Alexandrino Barros, o objetivo do seminário é trazer assuntos novos e relevantes para os gestores públicos do Estado e gerar reflexões sobre as novas formas de gestão. “Queremos apresentar para os gestores que é possível fazer uma gestão pública eficiente com a utilização correta das tecnologias e, principalmente, é preciso que os gestores mudem a forma de pensamento, já que estamos caminhando para uma sociedade cada vez mais conectada e compartilhada”, analisa.

Segundo Marcos Marconi, especialista em cidades inteligentes, o objetivo maior de implementar a tecnologia na gestão pública é aperfeiçoar o governo. “Nas cidades inteligentes se busca ser mais eficiente, ter mais ações inteligentes nas cidades gerindo melhor os orçamentos municipais, mas mantendo foco no cidadão, ou seja, na melhoria do serviço prestado a eles” conclui.

Abertura Alexandrino

Abertura do evento, com Alexandrino Barros, gerente comercial da Custom Sistemas

 

Palestra Martti Mendes

Palestra Carros Conectados e Interface com Cidades do Futuro, com Martti Mendes, do Grupo PSA

 

Palestra Betha

Palestra Soluções Inteligentes para a Gestão Municipal, com Aldo Garcia e Anderson Felício, da Betha Sistemas

 

Case Resende

 Case: Avanops Tecnológicos na Prefeitura de Resende, com Márcio Silvestre, Superintendente de Tecnologia da Informação

 

Palestra Guida

Palestra O Futuro Sustentável das Cidades, com o professor e consultor Luiz Fernando Guida

 

Palestra Jozé Cândido

Palestra O Desafio da Mobilidade nas Cidades, com o arquiteto Jozé Cândido Larcerda Jr.

 

Palestra Marconi

Palestra Cidades Inteligentes: abordagens e estratégias para as cidades brasileiras atuais, com o consultor Marcos Marconi

 

Debate

Da esquerda para a direita: Marcelo Romano, especialista em T.I.; Carlos Augusto Francisco, da Prefeitura de Barra do Piraí; José Souto Tostes, jurídico da Custom Sistemas; Cleiton Tavares, Secretário de Gestão de Pessoas de Sapucaia e Marcos Marconi, especialista em cidades inteligentes

 

 

Clique no link a seguir e veja a matéria divulgada na TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo: https://glo.bo/2B0p2Jc